sábado, 16 de maio de 2009

Artesanato, meio de sobrevivência?

Eu me arrepio quando vejo na mídia, as pessoas falarem que com o artesanato, consegem tirar uns trocados para ajudar na subsitência da família, não por elas é claro, mas pela falta de valorização de um trabalho tão honesto, e feito um a um.
As pessoas viajam o mundo inteiro, e vemos nas suas casas, peças de todos os lugares, exibindo tudo o que trouxe de fora, mas não valoriza o nacional, o genuíno da nossa Terra.

Falta de orientação dos artesãos? Sem dúvida, há que valorizar o que se produz, não é porque se aprendeu com a vó, com a tia, com o pai, seja lá com quem for, não rife o seu trabalho a preço de banana, porque gostar de artesanato todo mundo gosta, mas tem que aprender a pagar por ele o preço justo.

Nós os artesãos somos os primeiros que devemos valorizar o nosso trabalho, porque ele não é um meio de sobrevivência, mas sim a fonte de recursos infinitos que só quem trabalha com a arte tem.

Transformar a cerâmica em utensílios;

A madeira em escultura;

O capim dourado (lindíssimo) em acessórios;

Sementes em Ecojóias;

Aparas de papel em papel reciclado;

Parafina em Velas.


Tudo isso é habilidade, sensibilidade, muito trabalho, estudo e técnica, transformado em arte, consequentemente, transformando o mundo.
Há que se valorizar.

Postado por Cristina Cunha
Artesã, e Arte-Educadora
Contato: E-mail: hcriscunha@terra.com.br






Um comentário:

  1. oi cristina parabens pelas palavras ...amigaa ...como vc escreve bem !!!!!! ameiiiii ...
    bjaooooooooo

    ResponderExcluir